top of page

Programa Crescer com Integridade há 14 anos transforma a vida de crianças e adolescentes

O Programa Crescer com Integridade nasceu no coração de Djalma e Dulce há 14 anos. Apesar de hoje ser bem estruturado e atender a famílias inteiras, o programa começou como um despertar para as crianças e adolescentes da Baixada Fluminense. O casal via que muitos jovens cresciam sem um acompanhamento direto da família e ficavam sozinhos na rua até tarde, muitos sem orientação e carinho de seus pais. Assim, eles tomaram uma decisão: ser a influência na sua região antes que o filho pudesse ser influenciado. A partir daí, eles abriram sua própria casa para receber com muito afeto crianças e adolescentes com filmes, pipoca, cachorro quente e a Palavra de Deus.


Em pouco tempo, perceberam que a demanda era bem maior. Salomão, uma das crianças que recebiam, pediu para que Dulce ensinasse as tarefas, já que seu pai normalmente estava embriagado e não conseguia. As aulas de reforço escolar começaram, mas Salomão era apenas uma das crianças que precisavam dessa assistência. A notícia se espalhou e em uma semana eram 10 crianças, logo depois já não havia mais espaço - eram mais de 50 crianças.


Então, o projeto precisava crescer e a ajuda foi chegando. Maria de Lourdes, amiga e vizinha de Dulce, viu que seu sonho pessoal poderia acontecer junto com o projeto. Como professora e também fundadora do programa, ela abriu sua casa e seu coração para receber as crianças. Seu marido, Marco Sérgio, também começou a contribuir como contador e o projeto foi ganhando forma.


Atualmente, o Programa Crescer com Integridade está na sexta geração de voluntários. Com orgulho, os fundadores podem ver seus ex-alunos passando para faculdades públicas e com sucesso em suas vidas profissionais. Com aulas de teatro, matemática, português e música dadas por voluntários, o programa ainda oferece acompanhamento psicopedagogo e atendimento odontológico para crianças e adolescentes de 4 a 16 anos.


Todos os esforços para atender as crianças e adolescentes são realizados através de voluntariado e doações, já que o programa não conta com apoio fixo de nenhuma iniciativa privada. Por diversas vezes, o programa passou por momentos difíceis pela falta de recursos, mas Deus nunca deixou que o projeto acabasse.


"A maior motivação é ver alguém se formando, na carreira profissional, mostrar que é possível vencer. O que falta para eles é esperança" - Djalma Rosa, fundador e voluntário

Abraçado pela Hope Worldwide Rio de Janeiro, o programa ainda faz eventos para arrecadação de dinheiro, conta com doações e o apadrinhamento de crianças através de contribuições mensais. Neste ano difícil para todos nós, em parceria com o Hope Worldwide Internacional, o programa entregou cestas básicas com alimentos e produtos de higiene para 50 famílias, no período de abril a dezembro.


Além disso, em todo final do ano, o Crescer com Integridade realiza uma campanha de Natal, onde um grupo de irmãos abençoa a vida de uma criança ou adolescente com presentes. A entrega desse ano foi um pouco diferente, devido às medidas de prevenção ao coronavírus, mas ninguém deixou de receber roupas, brinquedos e, claro, muito carinho.

A religião que Deus, o nosso Pai aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo. (Tiago 1.27)

Cuidar dos necessitados é ministério de Jesus. Contribua com o Programa Crescer com Integridade:


HOPE WORLDWIDE BRASIL

CNPJ: 02.489.236/0001-69

AG: 0435-9 C/C: 26130-0

BANCO DO BRASIL


Tags:

Em destaque
Mais recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • YouTube Social  Icon
bottom of page